Com a Web 2.0, fortemente marcada pela interatividade, pelos conteúdos gerados por usuários e pela personalização de serviços, um dos sites típicos dessa geração, é o YouTube.
O YouTube reflete um patente avanço tecnológico da Web. O seu nome vem do Inglês YOU = Você - TUBE=TUBO, aqui, na intenção de dizer televisão, assim à tradução para o português ficaria Você Televisiona ou Você Transmite. O site possibilita que qualquer sujeito possa ter acesso aos seus conteúdos, ou seja, aos seus vídeos compartilhados. Esses vídeos são de diversas categorias desde música, piadas, trailers de filmes, vídeos cacetadas até aulas explicativas sobre diversas matérias. Assim o mesmo se tornou o mais popular desta categoria.
Seis anos após a fundação do YouTube, em maio de 2005, o site comemora a marca de 48 horas de vídeos registrados por minuto neste ano. Em um dia completo, isso representa um total de 68 mil horas.Ou seja, são 2,8 mil dias de vídeo somados, o que exigiria mais de 7 anos de visualizações sem interrupções para que fosse possível assistir a todos.
Outro “presente” recebido pelo site foi à audiência, onde se tem uma média de 3 bilhões de visualizações de vídeos por dia.
Esses números levaram o YouTube ao patamar de terceiro site mais visto em toda internet mundial, ficando atrás do Facebook, segundo colocado, e também do motor de buscas Google "líder absoluto".
Agradecendo aos usuários, o YouTube prometeu continuar melhorando as velocidades de processamento de vídeos e a duração dos vídeos que podem ser postados. E agora o novo objetivo do site é agora alcançar 4 bilhões de visualizações e uploads de 72 horas de vídeos por dia
A ideia de criar o YouTube resultou do inconveniente de compartilhar arquivos de vídeo. “Estávamos num jantar em Janeiro de 2005, onde fizemos arquivos digitais. No dia seguinte, não conseguíamos enviá-los por e-mail e demoramos muito para colocá-los na internet. Pensámos que deveria haver uma forma mais fácil de fazer isso”, afirmou Hurley, em entrevista à revista “Fortune”.
Aproximadamente 2 anos depois, 9 de Outubro de 2006, o YouTube foi comprada pelo Google por 1,65 biliões de dólares.
Jawed Karim
Chad Hurley
Steve Chen
CURIOSIDADES
Ø A conceituada revista norte-americana Time na sua edição de 13 de Novembro de 2006 elegeu o YouTube a melhor invenção do ano, porque, entre outros motivos, conseguiu “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca antes tinha sido vista”.
Ø Os vídeos enviados para o YouTube estão limitados a dez minutos e a um máximo de 1 Gigabyte. Quando o site foi lançado em 2005, era possível enviar vídeos mais longos, o que faz com que alguns vídeos disponíveis tenham uma duração superior ao limite atual. Esse limite de duração foi introduzido em Março de 2006, quando o YouTube descobriu que a maioria dos vídeos que excediam os dez minutos eram de programas de televisão e vídeos não autorizados.
Ø Os vídeos do YouTube foram criados para serem vistos enquanto se está conectado à Internet, não havendo nenhum recurso oficial que permita o seu download. No entanto, foram criados alguns programas que são disponibilizados gratuitamente e que permitem o download dos vídeos.
YOUTUBE COMO RECURSO
PEDAGÓGICO
O
site disponibiliza uma infinidade de videos pedagógicos de
diversas disciplinas que podem enriquecer aulas, palestras, dinâmicas,
pesquisas e estudos.
Assim a escola, o educador pode compartilhar vídeos para
auxiliar suas aulas e os estudos dos alunos, aproveitando a praticidade do
site, de acessar o vídeo de qualquer local.
Outra
sugestão muito interessante é até mesmo propor aos alunos um trabalho referente
a um determinado assunto, para apresentar em vídeos e compartilhar. Percebe-se
que alunos acham que o trabalho depois da nota termina, e esse seria um
trabalho que estaria sempre disponível para consultas de outros alunos, aumentando
a responsabilidade de fazer-se a pesquisa.
FICA A DICA: os alunos aprendem melhor quando são submetidos a estímulos
visuais e sonoros, em comparação com uma educação baseada somente em textos.
Abaixo está um Infográfico sobre o Youtube
Referências
http://youtube-sabertudo.blogspot.com.br/http://www.tecmundo.com.br/infografico/10502-com-quantos-videos-se-faz-um-youtube-infografico-.htm
http://informatica.hsw.uol.com.br/
http://aprendendotecnologicamente.wikispaces.com/





Parabéns pelo blog, o conteúdo esta de fácil entendimento e bastante enriquecedor.
ResponderExcluirMuito bom!!! parabéns, assim fica bem mais fácil aprendermos sobre as novas tecnogias e suas funções.
ResponderExcluir